segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Baarìa


Hoje assistir um filme, cujo nome é Baarìa (2009), de produção italiana. A verdade é que queimo em um sentimento paradoxal de felicidade e ira quando desabo em meus juízos precocemente estabelecidos. A verdade é que antes assistir uma comédia, também italiana, de Pietro Germi datada em 1965, Signore & Signori. Uma digna comédia nostalgicamente rodada em preto e branco e um pouco demasiada longa. Havia lido a sinopse Baarìa e decidi assisti-lá, os ingressos haviam esgotado, mas esperei já que o meu nome encabeçava a fila dos retardatários. A fotografia é belíssima e o filme possui muitos símbolos. Perto do fim já havia feito a minha “análise crítica” e o julgava um bom filme, mas que não me surpreendera. Logo sucederam uma série de imagens aparentemente sem sentido que desenrolo um conjunto de provocações sensórias deixando-me mudamente reflexivo. Engraçado que uma música não sai da minha cabeça e não a sinto co-relacionada com o filme, e sim comigo após o filme. Como é bom se enganar.

J. Compasso

Película: Baarìa (2009) - Giuseppe Tornatore
Na vitrola: "Pedaço de mim" – Chico Buarque

Um comentário:

  1. Joao adorei oq vc escreveu sobre o filme quem sabe se n temos uma revelçao de novos criticos?Estou com muita saudade. Bjs

    ResponderExcluir