domingo, 27 de dezembro de 2009

I'm sexy a lot


É incrível como a moda cruelmente padroniza as pessoas. Mas do que isso, ela saqueia algo de especial que cada um tem; a peculiaridade de ser. Somos um acúmulo de anos de vivências e influências, podemos ser o máximo, mas ela nos torna em mínimo. Uma inquietação natural pode surgir neste momento; “Que viajem é essa, João?

Já era alvo desta reflexão, que se atenuou desde minha chegada a Espanha. “Estava no metro quando entrou um garoto ‘normal’ com sua calça caída, cabelo a estilo Cristiano Ronaldo, fones de ouvido, tênis extravagante e casaco de couro, a priori nada demais, totalmente comum. Logo em seguida entram outros exatamente iguais, pensei que se conheciam, por tamanha semelhança, mero engano. O problema residia ai, comum demais.”

Não sou um ativista contra moda, alias gosto bastante de usá-la como “referência”, o que é bem diferente de tê-la como ditadora. Tento afastar o pré-julgamento, mas me deparo com a inocência da existencialidade. Oprimindo o verdadeiro expressar, por ser determinante na inclusão social. Encontrei poucos (contados nos dedos de uma mão) corajosos cabeludos de madeixas longas e encaracoladas, como eu. Não as tenho por ser um anarquista social (sim! A moda é totalmente social). Esta é apenas minha verdadeira forma de me expressar hoje, mesmo que anormal aos olhos dos comuns. Porém como todo o meu ser, é alvo iminente de possíveis de contraturas mutáveis.

J. Compasso

Vitrola - "Lula Cortês e Zé Ramalho - Paebiru" (1975) [albúm]
Película - "Humpday" (2009)


Foto - J. Compasso

2 comentários:

  1. Negãoooo, filhote, nem todos têm o dom que você tem de "tornar moda" (leia-se: fazer estilo) algo inovador, ainda que simples. Poucos criam, a maioria apenas copia. E daí residir o "problema" de sua indignação: você é um autêntico criador, mas poucos detém este seu dom. Infelizmente, nossa cultura é de "massificação", não de "criação". Grande abraço, meu mestre.

    ResponderExcluir
  2. Debaixo dos caracóis do seus cabelos... O charme está exatamente aí: na diferença!

    ResponderExcluir