quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ciclos se renovam..


Hoje é um dia como outro qualquer. O sol nascerá e depois de (cerca) 12 horas irá se por. E esse ciclo se renovará sempre. É algo contínuo, vivo. E assim segue a lei da natureza, pessoas nascem e morrem todos os dias. Vegetais, animais e todos os seres vivos repetem esta “ordem natural”. Até mesmo a ordem mineral, as rochas se desgastam com o tempo e com o tempo, vulcões, ou minérios em altas temperaturas se constituem. Ou seja, tudo esta em constante movimento, renovação e transformação.

Seria péssimo para nós, seres humanos pensantes (algumas pessoas se esquecem desse último atributo), passar o resto de nossas vidas nesta eterna “rotina”. Então, ritualizo, crio e acredito, em algumas datas como pontos de renovação. E hoje é uma dessas datas. Acordei cedo, bem cedo e vi o sol nascer. Esse simples ato me fez pensar que o sol o faz assim por milhares de anos. E o que o faz ser especial naquele dia? O meu olhar. Um pouco mais tarde, fui à praia e o mar estava lindo. Refleti um pouco sobre o ano que passou e agradeci pelas coisas boas que a mim vieram. Agradeci pelos ensinamentos que tive com as coisas, digamos “não desejadas”. Tomei um banho de mar e pedir para que aquelas ondas levassem todas as impurezas daquele ano que passou. E que as mesmas ondas trouxessem todos os sonhos.
Caminhei um pouco, sentir o sol, o vento, o som do mar e voltei para casa. No caminho um som sagaz. Chego em casa, tomo um excelente banho, acendo um incenso, ponho um som tranqüilizante e leio um bom livro. Falo com pessoas que amo. E concluo minha manhã almoçando com outras delas, minha família.

Essa é minha verdadeira renovação. A valorização do que faz me sentir bem, do simples, do amor. Sinto-me mais vivo ao me sentir parte da natureza. Somos parte de um todo, “todos somos um”, como dizia a música.

Evoé!
J. Compasso

Trilha: Todos somos um - Chimarruts

Nenhum comentário:

Postar um comentário